VOLTAR PARA PÁGINA ANTERIOR

PROJETO INICIAL “Auxiliando a Pastoral da Criança a Definir seu Modelo de Crescimento Sustentado para atingir seus objetivos de Redução da Mortalidade Infantil e Proporcionar desenvolvimento às crianças (Vida Plena)”

Objetivo

Auxiliar no aprimoramento do modelo de acompanhamento e análise dos estágios de evolução de cada comunidade de modo a definir ações específicas visando o desenvolvimento integral das crianças

Visão Geral

Visao_Geral.jpg

Overview Link Dinâmica em inglês

Item 1 à 7:Observou-se que existem oportunidades de melhoria na Reunião para Reflexão e Avaliação (RRA) e na Reunião do Ramo, pois o método do Guia do Líder não é seguido em sua totalidade, mais especificamente nas etapas do Ver, Julgar e Agir. Uma das formas de facilitar que o método seja seguido, é com um material que detalhe algumas etapas e seja utilizado para auxiliar as comunidades e os coordenadores de ramo em ambos os momentos. O material está detalhado no item "Materiais de apoio".

Item 8:Após a elaboração da primeira versão do material, o mesmo foi testado na comunidade de Trigolândia e no Ramo de Piên-PR. Onde foram realizadas as primeiras melhorias no material.

Item 9: Passou-se então para o teste do material em uma escala maior e com mais diversidade. Para isso foi realizado um treinamento em Brasília com a participação de pessoas dos estados do PE, SE, BA, PB, GO e DF.

Levantamento dos Padrões

Este fase teve o objetivo de fazer o levantamento dos padrões existentes relacionados à RRA (reunião para reflexão e avaliação) e à reunião do ramo, além de mapear o processo atual. O material existente para a RRA é excelente! (Materiais existentes: Guia do Líder, Orientações sobre Reuniões para Reflexão e Avaliação para líderes da Pastoral da Criança, entre outros) Não foram encontradas evidências de padrões para a Reunião do Ramo.

A apresentação Processo_Reuniao_Reflexao_Avaliacao_V2.pptx sintetiza os itens desta fase, que podem ser verificados também nos itens a seguir:

Sistemática de Acompanhamento dos Resultados

Envolvidos_Sistematica_Resultados.jpg

Processo da RRA mapeado

RRA_na_Cadeia_Processo.jpg

Processo_RRA.jpg

Padrões Atuais

Principal padrão na página 245 do Guia do Líder. Guia do Líder Páginas 245 a 249

Guide of the Child's Pastoral Leader (Guia do Líder/Inglês)

DEIP

DEIP_Observado.jpg

Avaliações Práticas

Nesta fase foi observado que o padrão existente não é seguido em sua totalidade em todo o Brasil. Para isso forma realizadas visitas em RRAs do Paraná e foi elaborado e um questionário para que os coordenadores de setor, de todo Brasil, fizessem auto avaliação da RRA. Vale ressaltar que apesar do padrão não ser seguido em sua totalidade, ficou evidente que não falta vontade para o voluntariado, evidenciando oportunidade de melhoria com um material que direcione a reunião.

Carta solicitando aos setores que observassem a Reunião para Reflexão e Avaliação

Abaixo a constatação de que a Reunião para Reflexão e Avaliação não ocorre conforme o Guia do Líder, principalmente nas etapas de Ver, Julgar e Agir.

figuraobservacao.jpg

Questionario_RRA_Compilacao_V4.xlsx

Levantamento de Oportunidades

Durante todas as etapas anteriores, foram constatadas diversas oportunidades de melhoria, principalmente nas etapas de Ver, Julgar, Agir e Avaliar. Com isso, foram inseridos elementos no padrão existente, com foco nas etapas menos seguidas. As principais melhorias estão relacionadas à:

Evolucao_Estagios_Media_Munic_2tri11.jpg

Evolucao_Estagios_Media_Setor_2tri11.jpg

Grafico_Estagios_Evolucao.jpg

Reprovacao_Comunidades_Estagio2_Barra.jpg

Para facilitar que os líderes das comunidades sigam o padrão da RRA, foi criado o material "Orientações práticas para reunião para reflexão e avaliação". Além disso, foi sugerido um material para a reunião do ramo.

Com posse dos materias melhorados, o ramo de Piên-PR foi escolhido para teste. Foi realizada uma RRA na comunidade de Trigolândia e uma Reunião do Ramo (1º Teste). Onde foram realizadas as primeiras melhorias no material.

Passou-se então para o teste do material em uma escala maior e com mais diversidade. Para isso foi realizado um treinamento em Brasília com a participação de pessoas dos estados do PE, SE, BA, PB, GO e DF.

Link do histórico dos treinamentos realizados e arquivos utilizados em cada etapa.

Apresentação dos feedbacks das aplicações no Brasil (2º Teste): 20110727_Implantacao_RRA_N4_N5_V01.ppt

Modelo de acompanhamento Elaborado

Materiais

Practical orientations for the Reflection and Evaluation meeting.docx

Roteiro RRA N5 V10 ESPANHOL.doc

Plano de Implantação

Para possibilitar que o assunto seja tratado na Assembleia Geral de novembro de 2011, os coordenadores de setor dos estados cujas Assembleias Estaduais ocorrem em tempo hábil para aplicação e testagem do material, serão capacitados.

mapa_implantacao.jpg

Capacitação nas Assembleias Estaduais - Participação na construção do material

Apresentação Assembleia Nacional - Oficina RRA

RRA apresentacao V01.ppt

Wiki: AprimorarModeloAcompanhamento (editada pela última vez em 2012-06-04 10:34:00 por jfsantos)