Atividades do líder da Pastoral da Criança

Visitas Domiciliares

O líder da Pastoral da Criança visita mensalmente as famílias acompanhadas. Esse é o momento em que pode ser desenvolvido um trabalho mais pessoal e direcionado às necessidades de cada família. É a oportunidade do voluntário conhecê-la melhor e partilhar conhecimentos e experiências sobre nutrição, higiene, cidadania, gestação, prevenção de doenças, educação infantil, entre outros assuntos. Nesse momento, o líder também analisa o que pode ser melhorado no cuidado com as crianças, com a gestação e no convívio familiar. O cuidado é ainda maior quando há crianças e gestantes com baixo peso. Nesses casos, as líderes visitam a família com mais frequência.

Mais informações acessar Visita Domiciliar no Guia do Líder.

Dia da Celebração da Vida

Celebrar a Vida na Pastoral da Criança significa reunir as famílias para avaliar o desenvolvimento de suas crianças e proporcionar a troca de experiências e solidariedade na comunidade. Nesse dia, as crianças são pesadas, o peso é registrado na Caderneta da Criança, para controle da família, e no Caderno do Líder, para posteriormente ser enviado à Coordenação Nacional da Pastoral da Criança. Esse encontro mensal é enriquecido com brincadeiras com as crianças, troca de experiências, informação e fraternidade entre as famílias e a partilha de um saboroso e nutritivo lanche.

Reuniões de Avaliação e Reflexão

É o dia em que os líderes, os demais voluntários e o coordenador comunitário da Pastoral da Criança se reúnem para estudar os dados coletados nas visitas domiciliares e no Dia da Celebração da Vida sobre as crianças e gestantes acompanhadas. Nela todos avaliam os progressos de suas ações na comunidade, com base nos indicadores anotados no Caderno do Líder, utilizando a metodologia do Ver, Julgar, Agir, Avaliar e Celebrar. Nesse encontro, eles observam a realidade das famílias que acompanham, identificam as causas e conseqüências de determinada situação, unem esforços e avaliam quais alternativas podem ajudar as famílias ou a comunidade.

Eles também preenchem as Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade (FABS) que são enviadas à Coordenação Nacional. Esse retrato mensal da comunidade é registrado no Sistema de Informação e nele se transforma num importante indicador de saúde e bem-estar.

“Olhai se todos estão satisfeitos”- Foi o que Jesus disse aos seus apóstolos no episódio do milagre da multiplicação dos pães e peixes, que saciaram a fome de cinco mil homens, como narra o Evangelho de São João (Jo 6, 1-15). Assim como a metodologia que Jesus aplicou, os voluntários da Pastoral da Criança organizam a comunidade, refletem e avaliam os resultados do seu trabalho comunitário a cada mês.

Wiki: AtividadesDoLider (editada pela última vez em 2010-07-15 15:46:56 por anacc)