Comitê Nacional de Comunicação

No processo de fortalecimento da comunicação institucional, foi criado o Comitê de Comunicação da Pastoral da Criança, em 2007. A proposta desse grupo é discutir as principais questões relacionadas ao desenvolvimento da criança no Brasil e transmiti-las aos meios de comunicação por meio da rede de assessores de imprensa voluntários da Pastoral da Criança.

Os integrantes do Comitê são jornalistas voluntários indicados pelas coordenações de setor e de estado da Pastoral da Criança. Esses profissionais devem ter identificação com a causa da Pastoral da Criança, espírito crítico e prepositivo em relação aos grandes veículos de mídia e aos temas: saúde, educação, cidadania e infância. Sua atribuição será atuar como um “conselheiro” sobre assuntos estratégicos de comunicação relacionados às causas da Pastoral da Criança.

Dentro da nova proposta de organização da área de comunicação da Pastoral da Criança, estão ligados a área de Relações Institucionais da coordenação nacional, o Assessor de Imprensa Voluntário e o integrante do Comitê de Comunicação, funções que podem ser exercidas por uma mesma pessoa ou por pessoas diferentes.

A participação do integrante do Comitê de Comunicação acontecerá pela Internet. Por meio de e-mails, ele irá acompanhar discussões propostas pela coordenação nacional ou pelos demais integrantes do grupo, irá manifestar suas opiniões, colocar em pautas as características específicas da sua região e fazer sugestões, tudo via Internet.

Para integrar o grupo é necessário:

Ser jornalista.

Ser indicado pela Coordenação de Setor ou Estadual.

Ter conhecimento sobre as ações da Pastoral da Criança.

Ter o compromisso de exercer esta função por, ao menos, 12 meses.

Para aqueles coordenadores de setor e estado que precisam localizar um colaborador para fazer parte do Comitê, as recomendações são as mesmas das para encontrar um assessor de imprensa voluntário: Tente lembrar de repórteres que já fizeram boas matérias sobre a Pastoral da Criança e peça a eles sugestões de profissionais da área que possam ter interesse em atuar com voluntários.

A Pastoral da Comunicação (PasCom), as associações de classe, sindicatos e faculdades também podem ajudar a localizar um voluntário.

Colaborações dos coordenadores para o Comitê de Comunicação:

Localizar um voluntário para essa função.

Enviar o Termo de Compromisso com os dados do jornalista para a coordenação nacional - Relações Institucionais.

Manter o jornalista informado do que acontece nas comunidades acompanhadas pelas líderes comunitárias – ele pode ter acesso aos dados da Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal ou mesmo participar da reunião, se possível.

Discutir com ele como está a atuação da Pastoral da Criança na sua região, as políticas públicas relacionadas à infância, a atuação de conselho e outros órgãos que trabalham para a promoção e efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

O voluntário do Comitê de Comunicação deve manter contato com o coordenador da Pastoral da Criança, pessoalmente, e também com a equipe da área de Relações Institucionais da coordenação nacional, por telefone e e-mail.

Principais atividades do jornalista no Comitê de Comunicação

Dar suas contribuições na discussão virtual, por e-mail, de pautas de repercussão nacional propostas por integrantes do Comitê ou outros pessoas da Pastoral da Criança.

Colocar em discussão no grupo situações da sua região que possam ser pauta nos veículos de comunicação nacionais.

Analisar e opinar sobre as propostas de estratégias de comunicação apresentadas pela coordenação nacional.

Articular, junto com a assessor de imprensa voluntário local, a divulgação das informações e adequação das pautas para os meios de comunicação locais (se não forem a mesma pessoa).

Avaliar a repercussão das informações relacionadas à Pastoral da Criança nos veículos de comunicação locais e nacionais.

É importante que este voluntário mantenha contato com o Articulador, caso haja um no seu setor ou estado. Para que ele se mantenha informado do que acontece no âmbito dos conselhos e das políticas públicas.

Wiki: ComiteComunicacao (editada pela última vez em 2010-07-19 11:19:22 por roberta)