Introdução

Políticas Públicas

Listagem dos Alunos que concluiram o Modulo I: Alunos Modulo 1 Aprovados

Listagem dos Alunos que concluiram o Modulo II: Alunos Modulo 2 Aprovados- pré requsito é ter feito o modulo I.

Comunicação

Assessoria de Imprensa na Pastoral da Criança

Ementa: Este curso descreve as práticas da assessoria de imprensa na Pastoral da Criança. Apresenta o perfil do assessor de imprensa voluntário, sugere como aplicar as técnicas da comunicação institucional, estimula a reflexão e traz dicas práticas para o voluntário.

Público: Assessores de imprensa voluntários, coordenadores estaduais, de grandes metrópoles, setores, e outros profissionais ligados à Pastoral da Criança que tenham contato com a imprensa.

Apresentação: A assessoria de imprensa na Pastoral da Criança é responsável pela gestão dos relacionamentos da entidade com os veículos de comunicação, sejam eles da grande mídia imprensa, eletrônica e virtual ou veículos comunitários como jornais de bairro, rádios comunitárias, informativos paroquiais, etc. O trabalho consiste em um conjunto de ações estratégicas que visam divulgar a missão, o trabalho da Pastoral da Criança e, principalmente, informações que contribuam para ampliar os conhecimentos da população sobre o desenvolvimento integral das crianças. A assessoria de imprensa fortalece o cumprimento da missão institucional e promove melhores condições de vida para todas as gestantes e crianças pobres em todo o Brasil.

Objetivo: A Pastoral da Criança está presente em mais de quatro mil municípios de todos os estados brasileiros e também em outros 19 países, na América Latina, África e Ásia. Devido a amplitude do seu trabalho, é grande a demanda de informações por parte dos veículos de imprensa, jornalistas, radialistas, produtores de TV e estudantes, que solicitam dados, depoimentos e opiniões aos representantes da entidade. A assessoria de imprensa faz a gestão das informações institucionais, priorizando as demandas mais relevantes e urgentes; assume também função pró-ativa na preposição de pautas; e faz o acompanhamento sistemático do que é publicado e veiculado sobre a Pastoral da Criança nos meios de comunicação social. O objetivo dessa capacitação é dar subsídios para que os Assessores de Imprensa Voluntários dos Setores e dos Estados possam desenvolver suas atividades de forma plena. Assim como levar conhecimentos sobre o relacionamento com a mídia para as coordenações interessadas.

Cronograma: O Curso será realizado em 2 módulos, em 4 meses de execução, com atividades semanais.

PROGRAMA:

Módulo I – A Comunicação na Pastoral da Criança e Técnicas de comunicação em assessoria de imprensa

Capítulo I – Como está organizada e contribuições possíveis

Capítulo II – O perfil e as responsabilidades do Assessor de Imprensa

Capítulo III - O papel das fontes da Pastoral da Criança– coordenações, voluntários e especialistas

Capítulo IV- O Guia do Líder da Pastoral da Criança e outros materiais

Capítulo V - Meios de comunicação, características e desafios

Capítulo VI - Ferramentas e ações de assessoria de imprensa

Capítulo VII - Sistema de Informação da Pastoral da Criança

Modulo II – Controle social e os meios de comunicação

Capítulo I – Contexto histórico e Controle Social

Capítulo II – Jornalismo como meio de controle social

Capítulo III - Documentos, leis e instituições importantes para conhecer e estudar

Capítulo IV – Dra. Zilda Arns Neumann – mensageira da Paz e do Bem

Capítulo VI – Comunicação integrada e planejada – ação prática na Pastoral da Criança

Espiritualidade

Parceria com CEBI

A Pastoral da Criança atauaram em conjunto tendo como objetivo a capacitação biblica, espiritual e teológica das voluntárias da Pastoral da Criança, inscritas no Programa de Formação a Distância – Espiritualidade, por meio da disponibilização de cursos na modalidade à distância pelo projeto CEBI VIRTUAL.

Contrato-CEBI.pdf

Alunos

Através do site, no mês de março, obtivemos 416 alunos inscritos. Destes, 377 foram validados. O critério estabelecido para validar a inscrição era que o candidato fosse capacitado em alguma ação da Pastoral da Criança. Para tanto, foi disponibilizado a listagem completa e consultado no SI da Pastoral da Criança, nome a nome para efetivar a inscrição.

Perfil dos alunos inscritos:

grafico alunos.jpg

Resumo Perfil, enviado pelo CEBI: PastCriancaCurso.pdf

Listagem com dados dos alunos: Relação Alunos PC CEBI 2013.pdf

Perfil alunos - PC: CEBI - perfil alunos.pdf

Calendário

Inscrições: no mês de março

15 a 20 de abril: Acolhida e ambientação a plataforma

21 a 30 de abril: 1a. Semana

01 a 10 de maio: 2a. Semana

11 a 20 de maio: 3a. Semana

21 a 30 de maio: 4a. Semana

31 de maio a 30/ de junho: 5a. Semana (+ tempo para o pessoal participar dos fóruns)

Julho: Avaliação

Avaliação

Considerações sobre o Curso a Distancia Espiritualidade e Pastoral da Criança, em parceria com o CEBI

Calendário dos módulos e aulas: o calendário e a disponibilização dos conteúdos do cursos nas semanas estabelecidas foi alterado por parte do CEBI, praticamente sem prévia combinação.

Conteúdo: basicamente foram disponibilzados videos de boas vindas e textos mto longos, não adequados para o publico da Pastoral da Criança. A proposta inicial previa a utilzação de outros formatos para disponibilzar os conteúdos. Os tutores recebiam os conteúdos junto com os alunos.

Avaliação Final: a realização da avaliação era um requisito para a conclusão do curso, assim como a participação dos alunos em todos os conteúdos, através dos fóruns e acessos a plataforma. Este processo foi apresentado pela Pastoral da Criança para ser realizado em 3 etapas:

1. Auto avaliação

2. Plano de Ação

3. Avaliação do Curso

Foi proposto que a cada aluno que enviasse 1 arquivo, contendo um texto para cada item acima, conforme as seguintes instruções:

1. Auto avaliação. Escrever de dois a três parágrafos com o título Auto Avaliação com descrição de como o aluno se comprometeu, participou do curso e interagiu com os colegas e tutores.

2. Plano de Ação: responder a pergunta de referência “como podemos fortalecer a missão da Pastoral da Criança nos próximos 30 anos? O que você aprendeu neste curso?” Ele contribuiu para aumentar o compromisso das pessoas com a infância na comunidade? Nesta etapa de avaliação, foi solicitado ao aluno escrever em uma pagina (uma lauda) iniciativas que o aluno pretendia levar adiante como expressão prática de amor ao próximo, como despertar voluntários ou formar redes locais para acompanhar mais crianças, gestantes e famílias na comunidade.

3. Avaliação do Curso: o aluno deveria escrever sua avaliação sobre o conteúdo, o formato (textos, vídeos), o apoio dos facilitadores e a relação tempo x conteúdo. No final do curso a Pastoral da Criança não recebeu um documento final com esta avaliação de cada aluno aprovado para receber o certificado. O certificado não foi elaborado pelo CEBI. A emissão foi realizada pela Pastoral da Criança (ainda pendente 2 turmas). Algums tutores entegaram as avaliações, com critérios próprios. Aceso de Alunos e professores: identificamos baixo acesso tanto de alunos quanto de professores, muito abaixo do esperado.

Estratégias utilizadas para resolver pendencias do curso: ao longo do processo de formação a Pastoral da Criança acompanhou o esforço de alguns tutores para motivar a participação dos alunos. As dúvidas técnicas para acessar a plataforma do curso foram resolvidas com rapidez. Contatos direto com os tutores, com os alunos foram realizados através da plataforma, redes sociais, telefone e e-mail. Em relação a avaliação final e definição do CEBI dos alunos que deveriam receber os certificados, existem correios desde agosto que cobram esta informação.

Conclusão: este curso previa a atuação conjunta entre Pastoral da Criança e CEBI com objetivo de alcançar a capacitação biblica, espiritual e teológica dos voluntários da Pastoral da Criança, inscritos no curso. De acordo com o contrato o CEBI deveria oferecer os facilitadores, a plataforma e a coordenação da plataforma. Considero que estas funções do CEBI, o cronograma e a disponibilidade dos conteúdos precisam ser melhor definidos em uma eventual renovação de trabalho em conjunto.

Avaliação envia pelo CEBI

Acessos

AcessosJoao-1.pdf

AcessosMistica-1.pdf

Tutores

Janeide Lavor: Avaliação Janeide Edna_CEBI.pdf - no aguardo da listagem dos alunos podemos imprimir o certificado.

Robson e Olenir: Avaliação Olenir Robson_CEBI.pdf

Elizabeth: ElizabethPC.doc

Luciene: LucienePC-1.doc e Participantes no curso da PC Luciene.docx

Paulo Ueti: PastoralcriancaAvaliacaoCEBIVirtual-3.doc

Wiki: CursoaDistancia (editada pela última vez em 2013-12-16 13:01:25 por erica)