FABS: Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade

A '''FABS''' é a ferramenta onde estão registrados os 27 indicadores relativos às crianças e às gestantes acompanhadas por todos os líderes de uma comunidade.

Fluxo das FABS: da comunidade para a Coordenação Nacional

Os lideres comunitários da Pastoral da Criança acompanham o desenvolvimento das gestantes e das crianças e anotam as informações no Caderno do Líder. Na reunião mensal (reunião comunitária para avaliação e reflexão), essas informações são repassadas para o relatório mensal, chamado FABS (Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade). Com este estudo fica mais fácil saber como está a saúde das crianças e gestantes acompanhadas, como estão crescendo e se desenvolvendo as crianças, o que está indo bem e quais ações precisam ser fortalecidas, bem como os resultados alcançados. São também estudadas estratégias para suprir as dificuldades.

Assim, a FABS contém informações sobre a situação das crianças e gestantes acompanhadas pela Pastoral da Criança em cada comunidade e é enviada para a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba, no Paraná.

As FABS chegam na Coordenação Nacional, é feita uma triagem na recepção, onde é feita a abertura da correspondência e as FABS são organizadas por data de chegada. Após a triagem, as FABS são enviadas para o departamento que executa a digitação dos dados.

Como consultar as FABS do seu setor

Dentro de atalho coordenações>fabs digitadas>listagem

listagem.jpg

Relatório Fabs digitadas

Digitação das FABS

Clique aqui para ver o processo de digitação das FABS.

Como alterar cadastro de ramos


Dica: Para visualizar o histórico desta página, basta clicar no seguinte item de menu Info.

Digitação das FABS

Esta página descreve o processo de digitação das FABS.

Contents

  1. Fluxo das FABS: da comunidade para a Coordenação Nacional
  2. Como consultar as FABS do seu setor
  3. Digitação das FABS
  4. Como alterar cadastro de ramos
  5. FABS Problema 1 (Limbo)
  6. Quando a carta retorna a CNPC é analisado o que ela respondeu:
  7. FABS Alteração
  8. FABS com Morte
  9. Comunidades Novas

FABS Problema 1 (Limbo)

FABS que por algum motivo chegou outra na Coordenação Nacional e já temos uma registrada no Sistema de Informação, vai ser analisado os dados que temos registrado com os dados da FABS em mãos em seguida enviada para Limbo, isto significa que a coordenadora já enviou uma FABS neste mês e com dados diferentes, a FABS em mãos vai ser digitada novamente e a que esta no Sistema de Informação vai para limbo. Gerando esta carta:


Pastoral da Criança – CNBB Curitiba 25, de maio de 2010

Prezada Sra. MARIA VANDA DE OLIVEIRA SILVA Coordenadora do setor: 48 - Crato

Paz e Bem!

Recebemos mais de uma Folha de Acompanhamento das Ações Básicas de Saúde (FABS) referente ao mês 3/2010, da comunidade ( 12 ) PIO X, UMARI - CE, do ramo ( 24 ) SAO GONCALO AMARANTE - UMARI.

Digitamos essa última FABS que chegou e transferimos a FABS anterior para o LIMBO(1). Os dados da FABS anterior estão descritos no final desta carta. Verifique o que ocorreu e marque ( X ) em uma das opções:

( ) A FABS que foi para o LIMBO pertence a um outro mês de referência desta mesma comunidade. A Coordenação Nacional deve transferir a FABS do LIMBO para o seguinte mês: ano:.

( ) Foram enviadas duas FABS da mesma comunidade, com dados parciais de algumas líderes que acompanharam diferentes famílias. Estamos enviando as FABS grampeadas para serem redigitadas com o TOTAL correto.

( ) Esta FABS pertence a outra comunidade. A Coordenação Nacional deve transferir os dados desta FABS do LIMBO para: Comunidade: Ramo:

Devolva à Coordenação Nacional esta mesma carta para que possamos corrigir a base de dados.

Lembrete: cada comunidade só pode ter uma FABS em cada mês e ano de referência. Caso a comunidade seja grande (mais de 10 líderes) e não for interessante dividi-la em dois grupos, as FABS desta comunidade deverão ser enviadas grampeadas e com a soma do TOTAL apenas na última folha grampeada.

A Coordenação Nacional da Pastoral da Criança agradece todo o empenho de cada líder em acompanhar o seu grupo de famílias e crianças bem como às coordenações que estão incentivando e dando acompanhamento necessário à missão.

Atenciosamente,

Nelson Arns Neumann


FABS transferida para o LIMBO(1):

Setor: 48 – Crato

Ramo: 24 - SAO GONCALO AMARANTE – UMARI

Comunidade / Município: 12 - PIO X / UMARI - CE

Ano / Mês: 2010 / 3

Número Líderes.:5

Número Apoio.: 0

Número Famílias.:57

Data de Preechimento.:03/04/2010

ABS 1.: 70

ABS 8.: 47

ABS 15.: 64

ABS 22.: 0

ABS 2.: 7

ABS 9.: 0

ABS 16.: 6

ABS 23.: 0

ABS 3.: 35

ABS 10.: 1

ABS 17.: 6

ABS 24.: 0

ABS 4.: 7

ABS 11.: 1

ABS 18.: 0

ABS 25.: 0

ABS 5.: 0

ABS 12.: 69

ABS 19: 0

ABS 26.: 0

ABS 6.: 0

ABS 13.: 70

ABS 20.: 0

ABS 27.: 0

ABS 7.: 47

ABS 14.: 0

ABS 21.: 0

ABS 28.: I

ABS 29.: I

(1) LIMBO é o lugar onde ficam guardados os dados das FABS com problemas enquanto esperam a intercessão das Coordenações de Setor e/ou Ramo.


Quando a carta retorna a CNPC é analisado o que ela respondeu:

( ) A FABS que foi para o LIMBO pertence a um outro mês de referência desta mesma comunidade. A Coordenação Nacional deve transferir a FABS do LIMBO para o seguinte mês: ano:.

Neste caso entramos em: FABS > Fabs Limbo > Alteracao e fazemos a tranferência dos dados.

( ) Foram enviadas duas FABS da mesma comunidade, com dados parciais de algumas líderes que acompanharam diferentes famílias. Estamos enviando as FABS grampeadas para serem redigitadas com o TOTAL correto.

Neste caso entramos em: FABS > Fabs Limbo > Alteracao e fazemos a exclusão.

( ) Esta FABS pertence a outra comunidade. A Coordenação Nacional deve transferir os dados desta FABS do LIMBO para: Comunidade: Ramo:

Neste caso entramos em: FABS > Fabs Limbo > Alteracao e fazemos a tranferência dos dados.

FABS/limbo.doc

FABS Alteração

São as FABS que já foram digitadas e estão com algum ERRO. Esta é separada, grampeada a carta de erro e toda sexta feira devolvidas para coordenação de setor. O setor faz a devida correção, assinala a opção de 2ª via e devolve para a Coordenação Nacional. Os tipos de erros: FABS/erros.pdf.pdf

FABS Pendente

FABS que já foi digitada, porém ainda não foi feito o fechamento, ou seja, foi feito somente a 1ª e 2ª digitação. Quando é feito a confirmação da pendência, conforme modelo abaixo, o sistema de informação informa em qual pacote encontra-se esta FABS. É feito a analise das duas FABS e em seguida da-se o encaminhamento. Quando as FABS são iguais uma delas é descartada, quando são diferentes: fazemos a soma dos dados. (Lembrando que neste caso o setor, ramo, comunidade e mês de referência são iguais).

FABS/FABSPENDENTE.JPG

FABS com Morte

São FABS que possuem morte, na hora do fechamento é separada e repassada para o tecnico fazer a classificação da morte. Depois retorna para digitação, onde é alterado o pacote desta FABS e feito o fechamento novamente.

FABS/Mortealteracao.jpg

Comunidades Novas

As comunidades novas são incluidas através das FABS, solicitamos que a coordenação de setor sempre verifique as comunidades cadastradas para que não seja incluido uma comunidade já existente. Esta consulta pode ser feita: Cadastramento > Comunidades com Past.Criança > Consulta

Assim que for incluida uma comunidade nova, o sistema gera uma carta automaticamente para o setor, esta carta deve ser preenchida e devolvida para Coordenação Nacional. Conforme modelo abaixo:


INFORME DE CADASTRO DE COMUNIDADE

Diocese: 70 - Paraíba

Informamos à equipe de coordenação diocesana que a Coordenação Nacional cadastrou a Comunidade abaixo. Favor conferir os dados, assinalar o tipo da comunidade e devolver esta folha para a Coordenação Nacional da Pastoral.

Ramo : (4314) - SAO PEDRO E SAO PAULO

Paróquia : (4314) - SAO PEDRO E SAO PAULO

Comunidade : (18) - ODILANDIA

Município da Comunidade : SANTA RITA

Assinale a característica desta comunidade. (IMPORTANTE : apenas uma característica)

( ) ACAMPAMENTO / OCUPAÇÃO

( ) INDÍGENA

( ) RURAL

( ) URBANA

( ) ASSENTAMENTOS RURAIS

( ) PASTORAL CARCERÁRIA

( ) QUILOMBO

( ) URBANA PRECÁRIA (FAVELA)

( ) RIBEIRINHA OU MOLHE OU PALAFITA

Se a Comunidade for INDÍGENA. Qual o povo?

*LEGENDA:

URBANA - Comunidade urbana com infra-estrutura(com ruas demarcadas,água e luz elétrica) URBANA PRECÁRIA - Comunidade urbana sem infra-estrutura(sem ruas demarcadas,água e luz elétrica)

ACAMPAMENTO/OCUPAÇÃO - Comunidade URBANA ou RURAL: provisória ou em conflito RURAL - Comunidade rural

ASSENTAMENTOS RURAIS - Comunidade rural em aréa de assentamento (com autorização do Governo)

INDÍGENA - Comunidade apenas de índios - conforme FUNAI.

Assinale a opção abaixo:

( ) os dados de cadastramento (nome, paróquia e município da comunidade) foram corretamente cadastrados pela Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

( ) favor alterar os dados de cadastramento conforme anotações feitas a caneta nesta mesma folha.

( ) esta comunidade não é nova. Trata-se de erro de preenchimento do nome da comunidade. O nome correto da comunidade é :

Assinatura da Coordenador(a) Diocesano(a):

Data: nn/nn/nnnn

Responsável e Data do cadastro na Coordenação Nacional : fersilva e Alessandra

FABS VERDES

Quando recebemos FABS verdes qual procedimento?

* Realizar a 1ª e 2ª digitação

* Realizar o fechamento

* Trazer para secretaria da Ir. Vera devolver.


Dica: Veja o histórico de modificações em RecentChanges clicando na coluna i (para mais informações).

Wiki: FABS (last edited 2012-05-15 14:06:34 by cristiani)