VOLTAR PARA PÁGINA ANTERIOR

PROJETO INICIAL “Auxiliando a Pastoral da Criança a Definir seu Modelo de Crescimento Sustentado para atingir seus objetivos de Redução da Mortalidade Infantil e Proporcionar desenvolvimento às crianças (Vida Plena)”

Elementos Estratégicos

Este item engloba os aspectos que dizem respeito aos direcionadores da Pastoral da Criança quanto aos resultados que se deseja atingir, sua Missão, Visão, Valores e Crenças, Elementos Chave de Sucesso, Estágios de Evolução Internacional.

Para auxiliar na identificação da Identidade Organizacional da Pastoral da Criança, no alinhamento estratégico e definições da Pastoral Internacional, foi criada a dinâmica abaixo esquematizada:

O primeiro momento consistiu na entrevista e preenchimento de um questionário com algumas pessoas da Pastoral. As respostas não foram associadas ao entrevistado de forma a preservar o anonimato.

Foi realizado uma reunião com os missionários internacionais para iniciar a definição de quais seriam as Fases de Implantação (estágios de evolução) e quais seriam os desafios e boas práticas em cada estágio.

As entrevistas e os questionários foram compilados e os principais itens puderam ser discutidos. As novas sugestões foram compiladas para reunião de alinhamento com os conselheiros e pessoas chave.

Os itens abaixo descrito são a síntese de alguns pontos estratégicos da Pastoral da Criança sob visão da maioria dos membros dos conselhos da Pastoral da Criança, alguns funcionários da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, os missionários internacionais, coordenadores estaduais entre outros. Estes pontos ajudam a alinhar a identidade da Pastoral e seu futuro.

'''Clique aqui para visualizar a Visão, Missão, Valores e Crenças da Pastoral da Criança'''

Clique aqui para acessar a descrição de de cada elemento chave de sucesso da Pastoral da Criança.

Elementos_Chave_Sucesso.jpg

Retrato da Pastoral da Criança

Este item tem como objetivo "tirar um retrato" de alguns itens da Pastoral da Criança, a saber:

Relacionamento Organizacional

Esquematiza a relação com os principais grupos que afetam e/ou podem ser afetados pelas atividades, produtos ou serviços da Pastoral da Criança.

A identificação destes grupos: não deve ser exaustiva a ponto de identificarem-se grupos não estratégicos para a organização, nem restrita demais, que não trate de agentes (stakeholders) importantes. Cabe ressaltar que o Mapa deve estar em constante atualização.

Mapa de Relacionamento Organizacional

mapa_relacionamento.jpg

Tabela de Relacionamento Organizacional

Tabela de Relacionamento Organizacional - Detalhada

relacionamento_organizacional.png

Esquema da Tabela de Relacionamento Organizacional

Mapa de Relacionamento Organizacional

Cadeia de Processos

A cadeia de processos é uma ferramenta onde todos processos da pastoral da criança estão esquematizados e agrupados em 3 tipos: Processos Fim (impactam diretamente na missão da pastoral), Processos de Apoio Direto (Apoiam diretamente a atividade fim) e Processos de Suporte Indireto (Apoiam indiretamente as atividades fim e de apoio) Cadeia_Processos_V12.pptx

cadeia_processos.jpg

Padrões Pastoral da Criança

Padroes_Pastoral.pdf

Relacionamento Interfuncional

Na figura abaixo, do arquivo Mapa_Interfuncional_da_Cadeia_de_Valor_v6.xlsx, pode-se visualizar o relacionamento entre as áreas da pastoral nas atividades relacionadas aos Processos Fim e de Gestão/Acompanhamento dos Resultados.

Mapa_Interfuncional.jpg

Estrutura (Organograma e Funcionograma)

Este item engloba as características de disposição dos Recursos Humanos da Pastoral, seus diferentes papéis, responsabilidades e autoridades.

Para visualizar o organograma e ter acesso aos funcionogramas (Definição das atribuições, Responsabilidades e Autoridades) entre nos links abaixo:

Representação estruturada do funcionamento da Pastoral da Criança

Organograma e Funcionograma Nacional

Wiki: FormalizacaoModeloOrganizacao (editada pela última vez em 2011-10-07 17:45:51 por luara)