Guia do Líder da Pastoral da Criança
para países de língua portuguesa

Atualizações das alteracões do Guia do Líder da língua portuguesa

Orientacoes Jornal da Pastoral da Crianca, fev. 2012

Roteiro da Capacitação Completa

Orientações para o Capacitador - Guia do Líder 2007 e Fichas de Cadastro de Capacitação

Manual "Guia do Líder" com revisões visando torná-lo Guia do Líder para Países de Língua Portuguesa

Sumário do Guia do Líder para países de língua portuguesa - edição dos 30 anos

Missão do Líder da Pastoral da Criança

1ª Etapa da Capacitação: A Gestante

2ª Etapa da Capacitação: A Visita Domiciliar

3ª Etapa da Capacitação: Os Primeiros Três Meses de Gravidez

4ª Etapa da Capacitação: O Quarto, Quinto e Sexto mês de gravidez

5ª Etapa da Capacitação: O Sétimo, oitavo e nono mês de gravidez

6ª Etapa da Capacitação: O Bebé na primeira semana de Vida

7ª Etapa da Capacitação: O Bebé até um mês /// O Bebê de Dois e Três meses (inclui 7ª e antiga 8ª)

8ª Etapa da Capacitação: Prática de Celebração da Vida (*Nova)

9ª Etapa da Capacitação: O Bebê de Quatro e Cinco meses

10ª Etapa da Capacitação: O Bebê de Seis a Oito meses

11ª Etapa da Capacitação: O Bebê de Nove a Onze meses

12ª Etapa da Capacitação: Prática de Reunião de Reflexão e Avaliação (*Nova)

13ª Etapa da Capacitação: A Criança de Um Ano a um Ano e Cinco Meses /// A Criança de Um Ano e Meio a Um Ano e Onze Meses /// Dois Anos a Dois Anos e Onze Meses (inclui antiga 12ª e 13ª)

14ª Etapa da Capacitação: A Criança de Três Anos a Três anos e Onze Meses

15ª Etapa da Capacitação: A Criança de Quatro Anos a Cinco Anos e Onze Meses /// Missão da Pastoral da Criança

Anexos Guia do Líder

CapaGuia2011.jpg

Pág. 6

Palavra do Pastor

DomAloysioPenna.jpg

“Em verdade vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” Mt 25,40

Caros líderes, envio a todos a minha saudação fraterna.

A mensagem de Jesus, citada acima, vem acompanhada de uma promessa que anima o presente e ilumina o futuro daqueles que, em seu nome, se dedicam aos pequenos e aos pobres: “Vinde Benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!” (Mt 25,34).

Quero reafirmar que o trabalho de promoção humana, junto a crianças e famílias, faz parte da evangelização.

Iluminados pela fé e movidos pelo amor de Deus, os líderes e os que os apóiam contribuem ativamente para a História da Salvação a partir da realidade em que vivem. É Jesus, o enviado do Pai, que também os envia em missão e os conduz pelo Espírito Santo.

Este Guia do Líder traz indicações de como cultivar a fé na missão, com espaço para a criatividade e a expressão dos dons que o Espírito Santo transmite às pessoas, em todos os tempos e lugares. Que todos possam se sentir animados, fortalecidos e orientados na missão da Pastoral da Criança, para a Glória de Deus e o bem de muitos irmãos e irmãs, principalmente dos pequenos. O Senhor os abençoe e acompanhe a todos.

Dom Aloysio J. L. Penna, s.j. Arcebispo de Botucatu, SP Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança desde 1992

Pág. 7

"Vós mesmos,dai-lhes de comer"

DraZilda.jpg

É com grande alegria e dando graças ao Senhor que apresento, mais uma vez, um novo e atualizado Guia do Líder.

Para atualizá-lo, assim como fizemos desde a primeira edição, em 1987, ouvimos as líderes, na sua linda missão de ensinar as famílias sobre os cuidados com a criança, desde a gestação até os seis anos de idade.

Jesus nos apresenta a missão quando nos diz: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”, narrado por João (Jo 10,10). Assim, Jesus nos propõe não somente salvar a vida das crianças e cuidar da sua boa nutrição, mas fazer com que elas sejam felizes e capazes de amar em toda sua vida, pois o maior mandamento da Lei de Deus é o amor.

A Pastoral da Criança, desde a sua fundação, em 1983, trabalha com a fé e com a vida, no contexto da família e da comunidade, como nos ensina este Guia do Líder. Por isso é tão importante cuidar do desenvolvimento integral da criança, isto é, em todas as fases da vida dar valor à sua saúde, boa nutrição, educação e ao seu desenvolvimento mental, social e espiritual - para que ela cresça em Sabedoria e Graça.

A metodologia da Pastoral da Criança é inspirada nos Evangelhos que contam o milagre da multiplicação de cinco pães e dois peixes, que saciaram da fome a cinco mil pessoas. Jesus primeiro mandou que as pessoas se organizassem em pequenos grupos.

Depois mandou os discípulos trazerem a comida que tinham e abençoou os dons; então, pediu que os repartissem com todos. Ao final, todos estavam satisfeitos e ainda sobraram doze cestos de comida.

Assim, a Pastoral da Criança procura organizar as comunidades e, por meio de seus líderes, pede a benção para partilhar, multiplicar os dons do conhecimento, da experiência e da solidariedade, com todas as famílias em que há gestantes e crianças menores de seis anos. Depois, como no Evangelho, pede para ver se todos estão bem. Para esse trabalho de acompanhamento, a cada mês, usa alguns indicadores que constam no Caderno do Líder e nas Folhas de Acompanhamento das Ações Básicas de Saúde - FABS.

O Guia do Líder é um tesouro escrito por muitas mãos, que cuidaram de reunir as experiências de mais de 20 anos de história de amor e dedicação, de milhares e milhares de voluntários. Ele deve ser um novo sopro de ânimo e de coragem para continuarmos a construção de um mundo melhor, a serviço da vida e da esperança. Que Deus abençoe e guarde a todos que trabalham e apóiam a Pastoral da Criança!

Dra. Zilda Arns Neumann Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

DomGeraldoDomAlfredo.jpg

Missão do Lider da Pastoral da Criança

Wiki: GuiaLider (last edited 2015-07-02 14:16:14 by reginadn)